domingo, 29 de agosto de 2010

Ser igual

Eu estava assistindo meus seriados tranquilamente quando me deparei com a cena de pessoas cantando com surdos, foi um choque emocional completo, fiquei totalmente sem palavras e com os olhos marejados. Isso me levou a lembrar de uma menininha determinada que eu conheci a anos atrás, ela estava na faixa etária de 6 ou 7 anos, era perfeita tanto fisicamente quanto psicologicamente, mas eu me deparei com ela dentro da APAE uma escola para crianças especiais. Me lembro como se fosse hoje a determinação que ela estava empurrando um menino na cadeira de rodas rampa acima e a cadeira de rodas tinha simplesmente o dobro do tamanho dela, ela se esforçava muito, me distrai e minutos depois me deparei com ela comendo no refeitório com as outras crianças, era hora do almoço mas ela havia ido na cozinha e roubado alguns pedaços de bolo e distribuído para o resto da turma (festa garantida)... pois bem, voltei dias depois e entro dentro de uma sala de aula com alunos surdos mudos aprendendo a mexer no computador e quem estava lá? A garotinha, ela corria entre todos e de uma maneira que nenhum adulto conseguia explicar ela conversava pelo olhar com todos, ela mostrava as crianças sua coleção de joguinhos do sítio do pica-pau amarelo e apesar do silencio qualquer um que entrasse naquela sala conseguiria sentir como se houvessem gargalhadas plainando no ar, horas depois me deparo com ela apostando corrida com cadeirantes e ela os deixava ganhar e apesar do segundo lugar pelos seus olhos você via o quanto ela se sentia vitoriosa (como ela conseguia? Ela se sentia parte daquilo tudo).


É incrível quando você se depara com situações assim e vê o quanto injusto você foi com a sua própria vida ao reclamar dela sendo que pessoas que podiam estar reclamando estão sendo felizes e as que não tem maturidade para saírem sozinhas na rua estão fazendo mais pelo mundo do que você, estão tendo mais caráter e noção de desigualdade do que você! O que é diferente para você? perder um dos sentidos? Não poder andar? Ter um estilo diferente? Para mim essas pessoas são todas iguais! Se diferente for para ser algo pejorativo escolho chamar de diferente aquele que se acomoda em uma cadeira e escolhe fazer com que as pessoas se sintam mal! Não reclame da sua vida se é você que a deixa assim! Deus só dá o fardo a quem pode carregado-lo e só os fortes são capazes de rir da própria dificuldade! Mergulhei na memória em uma fase da minha vida que eu não me recordava, eu era feliz E SABIA! Eu era aquela criança e não quero parar por ali, quero voltar a tentar fazer algo de bom pelas pessoas e defende-las com todas as minhas forças! Não vou esquecer das minhas origens e muito menos do lugar onde eu cresci!

Giulia Campanha

3 comentários:

Jessica B. disse...

Me emocionei, de verdade.

Mariana Gazolla disse...

cara, tem tanta pessoa sofrendo por tão pouco e q nem imagina o que outras muitas enfrentam pra ter um dia melhor, ter pelo menos mais um dia de vida...

bezinha disse...

aaaa so falto vc fala q eu ajudei pra vc ter inspiraçao pra fazer o texto hahaha ta lindo amiga, super vdd, concordo com tudo e umas cositas mas q a gnte sempre cv haha bjs e amo mt vc